Sou a Daniela Quintela atualmente fotógrafa de recém-nascidos, mas antes de ser fotógrafa estudei saúde, formei-me Ortoprotesia. Um curso que me disciplinou sobre a anatomia e fisiologia do ser humano, mas como fotógrafa procurei também instruir-me sobre o conceito de recém-nascido e os cuidados a ter com estes pequenotes.
Ser fotógrafo de recém-nascidos, exige muito mais do que saber tirar fotografias e há que ter conhecimento em causa, para que a sessão seja o mais tranquila e seguro possível. Por isso, se és fotógrafo e estás a ler este artigo, aconselho que faças formações antes de te propores a fazer este tipo de sessão e cuidados a ter em cada pose típica de Newborn.
Quando é aconselhada fazer a sessão de recém-nascido?
Sessão Newborn (sessão de recém-nascido) é uma sessão onde preserva imagens dos primeiros dias de vida do seu bebé. É aconselhada nos primeiros 15 dias de vida do bebé, porque nestes dias o bebé é mais sonolento (tem um sono mais profundo), permitindo fazer diferentes poses e consequentemente originando mais variedade de fotografias.
A sessão acompanha o ritmo de sono do bebé e de acordo com isso são ajustadas as possíveis posições da sessão. Se isto não for respeitado o bebé desperta, irrita-se e a partir daqui é difícil voltar a ter um bebé tranquilo durante a sessão.
Tendo em conta a nossa experiência a trabalhar com bebés, fazemos este tipo de sessão no período da manhã, porque de forma geral é a fase mais tranquila de sono do bebé, e nesse sentido concordamos com os especialistas do sono.
Quando devo agendar a sessão?
Agendar uma sessão de fotografias de um recém-nascido, não deve ser considerado como algo banal. Há todo um planeamento necessário para que o fotógrafo consiga reunir todas e as melhores condições de higiene e segurança, para receber o um bebé tão frágil em estúdio.
A partir do 4º mês de gestação pode e deve agendar a sessão de forma a garantir reserva no timing aconselhado.
Porque é que a flexibilidade do bebé é importante nas sessões de recém-nascido?
Os Recém-nascidos, com menos de 15 dias de vida, têm o corpo mais mole e flexível, o que permite que eles sejam posicionados mais facilmente. À medida que o bebé cresce, ele começa a adquirir massa muscular (ganha força muscular) e perde essa flexibilidade, tornando mais difícil o posicionamento do bebé, porque ele terá mais tendência em contrariar o posicionamento. As posições “Newborn” são familiares ao bebé, porque fazem lembrar a fase em que este ainda estava na barriga da mãe e por isso não provocam qualquer dor ao bebé. Acreditem, que um bebé quando tem dor, ele chora e não é pouco, porque é a linguagem que ele mais conhece para expressar quando algo não está bem.
Por tudo isto é mais fácil e dá mais variedade de fotografias um bebé com 15 dias, do que um bebé com 2 ou 3 meses de idade. Que neste caso já é um bebé com um sono mais leve e que contraria toda e qualquer posição que o fotógrafo tente. Nesta idade, o bebé ainda não tem equilíbrio e controlo da coluna/pescoço para ser posicionado sozinho nos acessórios fotográficos. Com 2/3 meses, o bebé só permite fotografias deitado e no colo dos pais.
O meu bebé tem cólicas, devo ou não fazer a sessão?
O sistema digestivo de um bebé recém-nascido ainda está em fase de adaptação e por essa razão, os gases e cólicas são bastantes desconfortáveis e atrapalham o sono. A variação do leite materno, para os suplementos aumentam esta probabilidade e o acompanhamento do pediatra nesta fase é fundamental.
Um bebé com cólicas é sinónimo de pais sem o sono em dia, o que predispõe a irritabilidade, impaciência, insegurança e o receio sobre tudo o que envolve o bebé.
Ter cólicas não significa impossibilidade de realizar uma sessão fotográfica, muito menos significa causar sofrimento ao recém-nascido. Algumas técnicas, massagens ou posições são usadas para acalmar o desconforto.
É obvio que uma sessão com um bebé com cólicas, não é a mesma coisa que um bebé sem, mas por isso é que umas sessões são mais curtas e outras demoram mais de tempo.
O bebé não permite fazer poses devido às cólicas? Com certeza que vai permitir fotografias aconchegado no colo dos papás.
Será que vale a pena deixar de ter recordações da chegada do seu bebé por causa deste receio?
Quanto tempo demora este tipo de sessão?
A sessão demora entre 2 a 4 horas (variável de bebé para bebé). Variável, pois todos os factores mencionados anteriormente, influenciam a postura do bebé ao longo da sessão. E por isso, a formação do fotógrafo é fundamental para saber introduzir as melhores técnicas.
Quais as condições do estúdio?
Todas as roupas e acessórios são desinfectados e lavados de uma sessão para a outra.
A temperatura ambiente é algo que priorizamos, porque os recém-nascidos fisiologicamente têm mais dificuldade na regulação da temperatura corporal. Quando começamos a sessão com o bebé mais despido, a temperatura ambiente usada é entre os 26º e os 28º e vamos ajustando a temperatura de acordo com as roupas ou acessórios usados.
Na escolha do fotógrafo deve valorizar acima de tudo, alguém que zele pela segurança e higienização do bebé, pois o bebé recém-nascido apresenta um sistema imunológico imaturo tornando-o mais susceptível aos agentes infecciosos presentes neste período.
O flash de estúdio faz mal ao meu bebé?
A resposta é: não. A luz usada nas nossas sessões é totalmente inofensiva. Para além de a luz de flash não ser algo introduzido continuamente, os bebés passam a sessão quase toda a dormir. A luz de flash que uso nas sessões de recém-nascido não é directa, ela é rebatida dentro de uma softbox e ainda tem uma capa difusora que ameniza a luz sobre o bebé.
É importante ressalvar aqui, que a luz de flash não tem a intensidade suficiente para danificar a retina dos olhos, pois é uma luz difundida e de fraca intensidade. Existem exames oftalmológicos feitos com flash tão ou mais intenso que o da máquina fotográfica, como a retinografia, realizada em crianças e até em recém-nascidos.
Um flash pode ter intensidade luminosa de aproximadamente 2.000 lux. Os oftalmoscópios com os quais se vê a retina, geram níveis de iluminação aproximadamente cinco vezes maiores que um flash fotográfico, e é possível estar alguns minutos observar o olho com essa luz sem qualquer dano. E por outro lado, as luzes de um bloco operatório podem emitir aproximadamente 25.000 lux.
Os pais e Irmão(s) do bebé podem tirar fotos?
Podem e devem. Não faz sentido não o fazer! Apesar de a sessão ser dedicada ao bebé, no final, o agregado familiar tira algumas fotografias em família com o bebé.
disponibiliza todas as fotografias mesmo sem tratamento?
O número de fotografias entregues no final será determinado pelo pack contratado. É possível a compra de fotografias extras ao pack. Apenas entregamos fotografias editadas, porque consideramos a edição da fotografia um elemento fulcral para a entrega do melhor produto ao cliente.
Após a sessão o cliente tem acesso a uma galeria online e é desta forma que escolhe as fotografias que pretende.
O que é que os pais precisam de saber/fazer para a sessão?
Antes da sessão é importante que os pais sigam todas as dicas dadas pelo fotógrafo! Durante a sessão aproveitem e descansem um pouco, porque é o fotógrafo quem cuida e “manuseia” o bebé. Os pais só entram em cena quando chega a hora das fotografias com o bebé ou nas pausas para o bebé comer.
Porque existe necessidade de um pagamento no ato de reserva?
Fotografia é a nossa profissão. A reserva determina a fixação de uma data, determina um compromisso para com o cliente e leva-nos a rejeitar outros trabalhos, e por isso a nossa disponibilidade tem valor.
Na preparação das nossas sessões temos custos associados a componentes/acessórios (para uso durante as sessões), assim como custos relativos à abertura da ficha de cliente para fins administrativos, desta forma o primeiro pagamento no ato de reserva de sessão, não é reembolsável em caso de cancelamento.
No impedimento por doença/morte previamente comprovado, é dada uma oportunidade de remarcação dentro da nossa disponibilidade. Caso não tenhamos disponibilidade, poderá ficar como crédito para usufruir dos nossos serviços (numa sessão) ou em algum tipo de impressão num prazo de 4 meses.
Identidade do Fotógrafo
Não peça ao fotógrafo para imitar outros fotógrafos, seja a nível de acessórios, poses ou edições. Cada fotógrafo tem a sua identidade, criatividade e inspirações. Na escolha do seu fotógrafo, observe o portfólio e reserve apenas se se identificar com o trabalho. Perceba que é sempre o bebé que guia a sessão e não os pais ou o fotógrafo. Todas as escolhas feitas durante a sessão são feitas acima de tudo em função do bebé e a sua vontade.
Memórias em Familia
Não deixem de fazer uma sessão recém-nascido por medos sem fundamento. Informem-se e escolham o profissional com o qual se identifiquem com o trabalho e que zele pela segurança do bebé. Guardem memórias desta etapa tão feliz e importante, porque o tempo não volta atrás!